segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Interesterificação Química: a solução?

As indústrias, com o intuito de diminuir (ou até zerar) o teor de gorduras trans em seus alimentos, estão usando o processo de interesterificação para fazer gorduras semi-sólidas e com características, como um ponto de fusão mais alto, melhores para a produção de seus alimentos.

O processo de interesterificação, ao contrário da hidrogenação parcial, não altera o grau de saturação dos ácidos graxos e nem promove a isomerização de suas duplas ligações, mas promove a redistribuição deles (os ácidos graxos) nas moléculas dos triacilgliceróis, alterando a composição triacilglicerídica, cuja característica final é definida pela composição total em ácidos graxos das matérias-primas iniciais. Ou seja, o processo causa quebra simultânea de ligações éster existentes e formação de novas ligações nas moléculas glicerídicas.

Na interesterificação química, óleos e gorduras, isentos de umidade, são aquecidos e o catalisador é adicionado, de forma a ocorrer sua rápida e completa dispersão nos óleos. A reação é conduzida por intervalo de tempo pré-determinado e finalizada mediante a adição de água, que promove a inativação do catalisador. A intensidade de agitação, a temperatura e o tamanho de partícula do catalisador podem influenciar na reação.


Porém esse novo produto pode contém resíduos de produtos químicos, hexanos e muitos produtos de compostos perigosos, com radicais livres. E um estudo feito pela Nutrition and Metabolism (2007, 4:3), apontaram que a gordura interesterificada ainda pode causar uma redução de HDL e pode afetar a produção de insulina pelo pâncreas, diminuindo os níveis de insulina e aumentando os níveis de açúcar no sangue.

E a pergunta continua, seria mesmo o processo de interesterificação uma solução?


Fontes:

• Universidade Tecnológica Federal do Paraná, INTERESTERIFICAÇÃO QUÍMICA: ALTERNATIVA PARA OBTENÇÃO DE GORDURAS ZERO TRANS, Disponível em: http://pessoal.utfpr.edu.br/marlenesoares/arquivos/margarina_1.pdf

• Odi Melo, Interesterificação. Disponível em: http://www.melnex.net/semtrans.pdf

Luiza Palhares

Um comentário:

  1. A interesterificação é tão má quanto a hidrogenação, estes processamentos industriais destroem todos os alimentos - http://www.melnex.net/semtrans.pdf Margarina é o exemplo paradigmático de como nenhuma comida altamente processada é adequada a humanos - http://www.gyorgyscrinis.com/GS-Sorry-Marge.pdf

    ResponderExcluir