quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fitoesteróis

O que são?
São compostos encontrados apenas nos vegetais e desempenham funções estruturais análogas ao colesterol em tecidos animais. O beta-sitoesterol é o principal fitoesterol encontrado nos alimentos e é extraído dos óleos vegetais. A esterificação do beta-sistotesterol formando sitoesterol-éster acarreta em melhoria da solubilidade, o que possibilita a sua adição em alimentos.



Pra que servem?
Estudos realizados durante alguma décadas demonstraram que o sitostanol-éster e o beta-sistosterol reduzem igualmente a colesterolemia, por diminuírem a absorção de colesterol alimentar por um mecanismo de competição com os fitoesteróis. No entando, a redução dos níveis de colesterol total e LDL só é significativa quando os fitoesteróis são consumidos regularmente e associados a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.


Quantos gramas de fitoesteróis devem ser consumidos por dia?
Apesar dos fitoesteróis não influenciarem na concentração plasmática de HDL e de triglicerídeos, a ingestão de 3 a 4 g/dia promove a redução da concentração de LDL ao redor de 10% a 15% em média.
Porém, para atingir essa recomendação de fitoesterol seria necessária uma quantidade muito grande de alimentos, como 168 cenouras ou 9 xícaras de nozes. Portanto, o melhor jeito de conseguir ingerir essa quantidade ideal é através do consumo de alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como margarinas, leites e iorgutes.

Bibliografia
· TIRAPEGUI,Julio.Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais.2ª Edição.São Paulo:Editora Atheneu,2006.
· Fitoesteróis x Colesterol. Disponível em : http://espacodanutricao.wordpress.com/2009/05/25/fitoesterois-x-colesterol/ Acessado em: 08/08/2010


Natália Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário