sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ômega 3 e a Potencialização do cérebro


Sobre uma reportagem da BBC..

Essa reportagem fala sobre um estudo científico em que 100 crianças passaram a consumir cápsulas juntamente com suas refeições por um período de seis meses. Metade das crianças recebeu cápsulas de óleo rico em ômega 3 e a outra metade recebeu placebo. Descreve-se, então, o caso de dois meninos que participavam do estudo: Elliot e Mark.

Elliot era um menino de nove anos, que não se interessava pelos estudos e tinha dificuldade com seu dever de casa, especialmente em relação à leitura. Mas com o consumo contínuo de ômega 3, seus problemas acadêmicos desapareceram e ele se tornou um estudante que lê melhor, vai à biblioteca com frequência e está muito mais interessado em tudo.


esse é o Elliot e sua mãe..

Mark, de 10 anos, passou por mudanças similares às de Elliot. Sua caligrafia melhorou e seus professores relataram que ele passou a participar mais nas discussões em classe.

O experimento foi conduzido pelo Dr Alex Richardson, psicólogo e pesquisador em fisiologia na Mansfield College, Universidade de Oxford e Madeleine Portwood. De acordo com ele, em torno de 40% das crianças mostraram alguma melhora.

As crianças foram submetidas a testes regularmente para avaliar sua coordenação, concentração e habilidades acadêmicas. Além disso, foi utilizado um método em que nem as crianças nem quem estava avaliando sabia qual grupo estava tomando as cápsulas de ômega 3 ou o placebo.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/science/humanbody/mind/articles/intelligenceandmemory/omega_three.shtml


The Oxford-Durham study: a randomized controlled trial of dietary supplementation with fatty acids in children with developmental coordination disorder. Richardson, A.J., Montgomery, P. (2005) Pediatrics 115 (5) 1360-1366.

Acessível em http://www.fabresearch.org/805

Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário