terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ômega 3 pode ajudar a prevenir o câncer de mama


Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer –, o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Para o Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010. Essa doença atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos de idade e um fator agravante é o diagnóstico tardio do problema.

São vários os fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer e um deles é a alimentação. Há indicações de que, em mulheres com dieta equilibrada e saudável, o risco de ter câncer é diminuído.
Será brevemente analisado aqui um artigo cujo objetivo foi investigar, baseado em revisão de literatura, os efeitos do ácido graxo ômega 3 na prevenção e no tratamento do câncer de mama feminino.

Foram analisados estudos feitos tanto com animais quanto com seres humanos. Os resultados observados foram que a suplementação ou consumo regular de ômega 3 ou óleo de peixe em indivíduos que não possuíam a doença, levou a uma redução dos riscos do aparecimento tumores malignos mamários, na maioria dos grupos submetidos à observação. Além disso, os ácidos graxos também podem melhorar a resposta das células tumorais aos tratamentos terapêuticos. As verificações levam a crer que a propriedade anti-inflamatória desse ácido graxo está bastante envolvida com o desenvolvimento (ou não desenvolvimento) desse mal.

Outro aspecto importante a ser observado é a relevância da proporção ω6:ω3, já citada anteriormente em outro post. As pesquisas analisadas nesse trabalho sugerem que a ingestão mais adequada para que se tenha os efeitos desejados é de 2:1. O desequilíbrio entre essas quantidades pode prejudicar a conversão de ácido alfa-linolênico em EPA (ác. eicosapentaenóico) e DHA (ác. Docosaexaenóico), comprometendo assim a ação desse composto. Além disso, uma maior quantidade de ômega 6 leva a uma resposta inflamatória acentuada.

Apesar de não haver resultados totalmente conclusivos sobre o tema, os estudos feitos e citados nesse artigo, revelaram que o ômega 3 tem grande potencial no tratamento e principalmente na prevenção do câncer de mama. A ingestão regular e em quantidades adequadas dessa gordura aliada a uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis, pode contribuir e muito para a prevenção da carcinogênese.
Para saber mais, leia o artigo na íntegra. É bastante interessante, eu recomendo. http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol20_3art06efeitosacidos.pdf

Priscila Olin

Fontes:


Efeitos dos ácidos graxos ômega-3 em mulheres com câncer de mama: uma revisão da literatura
http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol20_3art06efeitosacidos.pdf

INCA – Instituto Nacional de Câncer
Câncer de mama
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=336
Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama - Viva Mulher
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=140


Um comentário:

  1. Sinto muito nenhum dos links citados está funcionando sugiro reeditar os endereços pois aparecem no google como não existentes ou errados

    ResponderExcluir