domingo, 15 de agosto de 2010

Argentinos criam “super leite” que previne doenças cardíacas e diabetes


Cientistas argentinos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), ligado ao Ministério da Agricultura, desenvolveram uma mistura de leite de vaca e de cabra especial que pode contribuir para a prevenção de doenças cardíacas, diabetes e tumores.
Segundo Geraldo Gogliosto, engenheiro agrônomo autor da pesquisa, esse “super leite” não é um medicamento, mas sim um alimento capaz de prevenir certas doenças, desde que a pessoa combine esse leite a alimentos e uma vida saudável.
Para produzir esse leite, as vacas e as cabras tiveram uma alimentação suplementar de soja e azeite de peixe. Por conta da alimentação mais saudável, os animais passaram a produzir leite menos gorduroso em relação ao leite normal, que possui entre 3 e 3,4% de gordura saturada e é contra-indicado para pessoas com problema cardíaco e colesterol alto.
O “super leite” possui uma maior quantidade de ácidos benéficos, que reduzem a produção dos ácidos que entopem as artérias dos seres humanos, evitando assim doenças cardiovasculares. Além disso, o pesquisador sugere que o leite contém o recorde de 9% de ácido linoléico conjugado (CLA) e ácido vacêmico (AV), substâncias que ajuda na prevenção contra a formação de tumores, principalmente de mama e ovário, obstrução das artérias e diabetes.
Na Argentina o “super leite” e derivados dele já são comercializados em pequenas lojas da província de Buenos Aires.

Bibliografia
Argentinos criam “super leite” que previne doenças cardíacas e diabetes. Disponível em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/02/100217_leite_argentina_ciencia_np.shtml Acesso em: 04/08/2010

Natália Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário