quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Café e chá protegem contra problemas cardíacos.


Segundo um estudo holandês realizado durante 13 anos, envolvendo cerca de 40 mil pessoas, aquelas que tomavam mais de seis xícaras de chá por dia reduziram o risco de doenças do coração em um terço. Enquanto que o café, rico em ácidos fenólicos, como o caféico e o felúrico, auxiliava o retorno do colesterol para o fígado.
Tais bebidas tão populares levam, portanto, ao aumento do nível de colesterol HDL e consequentemente combatem o prejuízo inflamatório associado à doenças cardíacas.
Um outro estudo publicado no Journal of the American Heart Association confirmou essas propriedades do café. No qual, as pessoas que tomavam entre dois e quatro xícaras por dia diminuíam os riscos da doença cardíaca em 20%; e aqueles que bebiam mais de quatro xícaras por dia, apresentavam riscos mínimos de desenvolver câncer e derrame.
Ellen Mason, da British Heart Foundation, disse que esses estudos reforçam os indícios de que tomar chá e café em moderação não é prejudicial à maioria das pessoas. No entanto, vale lembrar que levar uma vida saudável é o que realmente importa quando se quer deixar o coração em boas condições. Fumar um cigarro e tomar café, por exemplo, cancelaria completamente qualquer benefício.

Bibliografia

Café e chá protegem contra problemas cardíacos,diz estudo.
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/06/100619_cafe_cha_coracao_aw.shtml Acesso em:08/08/2010


Natália Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário