Segundo um estudo holandês realizado durante 13 anos, envolvendo cerca de 40 mil pessoas, aquelas que tomavam mais de seis xícaras de chá por dia reduziram o risco de doenças do coração em um terço. Enquanto que o café, rico em ácidos fenólicos, como o caféico e o felúrico, auxiliava o retorno do colesterol para o fígado.
Tais bebidas tão populares levam, portanto, ao aumento do nível de colesterol HDL e consequentemente combatem o prejuízo inflamatório associado à doenças cardíacas.
Um outro estudo publicado no Journal of the American Heart Association confirmou essas propriedades do café. No qual, as pessoas que tomavam entre dois e quatro xícaras por dia diminuíam os riscos da doença cardíaca em 20%; e aqueles que bebiam mais de quatro xícaras por dia, apresentavam riscos mínimos de desenvolver câncer e derrame.
Ellen Mason, da British Heart Foundation, disse que esses estudos reforçam os indícios de que tomar chá e café em moderação não é prejudicial à maioria das pessoas. No entanto, vale lembrar que levar uma vida saudável é o que realmente importa quando se quer deixar o coração em boas condições. Fumar um cigarro e tomar café, por exemplo, cancelaria completamente qualquer benefício.
Bibliografia
Café e chá protegem contra problemas cardíacos,diz estudo.
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/06/100619_cafe_cha_coracao_aw.shtml Acesso em:08/08/2010
Natália Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário