quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Substitua as gorduras saturadas pelos PUFAs!

Você deve estar se perguntando o que são os PUFAs, não é mesmo? Não são nada mais que os ácidos graxos poliinsaturados. Essa é a sigla em inglês: Polyunsatured Fatty Acids.

Falarei agora um pouco mais sobre a relação do ômega 3 e ômega 6 com o HDL e LDL, baseado em mais um artigo de revisão de literatura. Esse artigo concentrou suas análises na importância dos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 para a prevenção de doenças e na saúde humana. Apesar de abranger vários aspectos, será abordado aqui de forma mais restrita, com ênfase na relação dessas gorduras com o colesterol e na substituição de ácidos graxos saturados pelos PUFAs na dieta.

Há bastante tempo, antes das revoluções Agrícola e Industrial, o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados, principalmente ômega 3, era bastante equilibrada, com proporções de 1:1 a 2:1 (de ω6 pra ω3). Porém, atualmente, principalmente nas dietas ocidentais, essa proporção está bastante desajustada com valores chegando a 30:1. Além disso, aumentou bastante o consumo de gorduras saturadas e trans, essas sim muito prejudiciais à saúde.
Os ácidos graxos saturados, presentes principalmente em gorduras animais, tendem a elevar tanto a LDL como a HDL e aumentam o nível de colesterol total porque reduzem a atividade do receptor LDL-colesterol e o espaço livre de LDL na corrente sanguínea.

Já o ômega 3, em doses consideráveis, pode contribuir para a redução do LDL e triglicerídeos, reduzindo o colesterol total. Estudos mostraram também que diminuir gorduras saturadas e aumentar os PUFAs na dieta levam a essa redução do mau colesterol mantendo constante o nível de HDL. Por outro lado, o ômega 6 pode elevar o colesterol total, além de aumentar a resposta inflamatória do organismo, podendo levar ao agravo de doenças cardiovasculares.
Portanto, é um sábio conselho o de substituir os ácidos graxos na dieta por ácidos graxos poliinsaturados. Não precisa ser totalmente, não sejamos tão radicais assim. Basta diminuir o consumo de gorduras saturadas e trans e aumentar a ingestão de peixe, por exemplo, uma excelente fonte de EPA e DHA, derivados do ácido alfa-linolênico (ω3). Então, um VIVA A SARDINHA!

Priscila Olin

Fontes:
A importância dos ácidos graxos ω3 e ω6 para a prevenção de doenças e na saúde humana.
http://revistas.unicentro.br/index.php/salus/article/view/694
/825

3 comentários:

  1. Não existe evidência científica que demonstre claramente qualquer efeito prejudicial do consumo de alimentos tradicionais/ancestrais ricos em gordura saturada. Alimentos antigos, desde sempre consumidos, não podem ser a causa das doenças modernas - http://www.canibaisereis.com/tag/gorduras-saturadas/

    ResponderExcluir
  2. MAS NAQUELE TEMPO OS HOMENS CORRIAM ATRÁS DE SUA COMIDA, ERAM NÔMADES, OU SEJA, NÃO FICAVAM SENTADOS ATRÁS DE UM CONTROLE REMOTO COMO A MAIORIA HOJE...

    ResponderExcluir
  3. Wowo , que palhaçada !!! gordura saturada "prejudicial" ? consumir PUFAs no lugar de (saudáveis) gorduras saturadas ? é muita merda pra uma página só isso . parei de ler no comecinho (ainda bem) .

    ResponderExcluir