quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alimentos X Colesterol

• Margarina é melhor que manteiga?

A maioria de nós tem a idéia de que a margarina, por ter como base óleos vegetais, ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, é mais benéfica ao organismo do que a manteiga, que é feita com o creme do leite, rico em gordura saturada e colesterol. No entanto, o que não sabemos é que a margarina antes de chegar até nós passa por um processo de hidrogenação, ou seja, recebe moléculas de hidrogênio para ficar mais firme, apetitosa e durável. Isso leva a uma mudança em sua estrutura, que passa a conter gordura trans, que além de elevar o colesterol LDL e diminuir o HDL, pode causar inflamações nas paredes das células.
Portanto, não é necessário trocar a manteiga pela margarina. Doses moderadas de qualquer uma dessas não aumentará o risco de doenças cardiovasculares.



• Requeijão é melhor que maionese?

A maionese é um dos alimentos mais temidos, pois acredita-se que essa seja prejudicial à saúde, além de altamente calórica. Então, este alimento acaba sendo trocado pelo requeijão, pensando ser este mais saudável. Mas na verdade, não é bem assim. A maionese, que é feita com óleos vegetais, possui alto valor de gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir a nível de colesterol LDL; contém ácidos graxos essenciais para o organismo, como o Ômega 3 e o 6, que não podemos sintetizar. Já o requeijão, de origem animal, tem 60% de sua gordura na forma saturada, que é prejudicial ao coração.
A maionese industrializada tem pouco colesterol, no entanto a versão caseira, por levar maior quantidade de ovos, é mais calórica e prejudicial.


• Carne de frango é mais saudável que de porco?

Tudo dependerá da forma de preparo. Uma sobrecoxa de frango assada com pele tem quase 3 vezes mais gordura que um pedaço de lombo assado. O filé de frango grelha- do sem pele vence o lombinho no quesito “gordura saturada” – que eleva o colesterol LDL – mas tem menos ácidos graxos insaturados – que mantém os níveis do colesterol HDL.
Para diminuir o colesterol dessas carnes deve-se remover a gordura contida nessas, além disso, quanto mais bem passado o bife, menos gordura terá. E lembre-se: uma alimentação adequada em níveis de gordura previne inúmeras doenças cardiovasculares.

• Café e vinho

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina Jikei, em Tókio, concluiu que o consumo regular de café previne doenças do coração. Os pesquisadores japoneses já aclamam o café como “o próximo vinho vermelho”, em referência aos polifenóis da bebida de Baco. Segundo os cientistas, os principais ácidos fenólicos do café, o cafeico e o felúrico, auxiliam o retorno do colesterol para o fígado, o que aumenta o nível de HDL – o “bom colesterol”.
O vinho por sua vez, é campeão na questão saúde. As uvas contêm uma substância chamada resveratrol, que ajuda a diminuir o colesterol LDL e aumenta o HDL. Vale lembrar que o consumo em excesso tanto de café quanto de vinho trazem riscos a saúde.


Bibliografia

GIL,Marisa Adán. Margarina é melhor que manteiga. Revista Super Interessante.
2010, Ed.279, p. 10.
GIL,Marisa Adán. Requeijão é melhor que maiosene. Revista Super Interessante.
2010, Ed.279, p. 11.
GIL,Marisa Adán. Carne de frango é mais saudável que de porco. Revista Super Interessante. 2010, Ed.279, p.14
GIL,Marisa Adán. Café faz mal a saúde. Revista Super Interessante. 2010, Ed.279, pp.30,31.
GIL,Marisa Adán. O vinho,a única bebida que faz bem. Revista Super Interes-sante. 2010, Ed.279, pp.58,59.

Natália Araújo

Um comentário:

  1. Margarina é desreguladora do rácio ómega3/6 e promotora de inflamação. Margarina promove assim doença cardiovascular e cancer - http://www.canibaisereis.com/2010/07/14/acidos-gordos-sao-essenciais-coma-muita-margarina/ e http://www.canibaisereis.com/2010/06/02/barry-groves-e-a-publicidade-enganosa-dos-margarineiros/ Alguns médicos como o Dr. Servan-Schreiber afirmam que margarina causa doença cardio e cancer - http://www.canibaisereis.com/2010/08/15/dr-david-servan-schreiber-medico-anti-cancro/

    ResponderExcluir