sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dois artigos recentes (2010)


Acabaram de sair do forno!


1) Ácidos graxos monoinsaturados parecem não proporcionar 'cardioproteção'

Intervenções dietéticas têm sido consistentemente propostas como parte da estratégia para reduzir a incidência e severidade de doenças coronarianas, promovendo 'cardioproteção' a longo prazo. Substituição de ácidos graxos saturados por alto consumo de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados tem sido descrita como inversamente associada ao risco de doenças coronarianas. A baixa incidência dessas doenças entre povos que consomem a dieta estilo Mediterrâneo, enriquecida principalmente em azeite de oliva, tem dado suporte há muito tempo a isso. Porém, tanto estudos epidemiológicos quanto interventivos sugerem que embora essa substituição na dieta pode potencialmente reduzir as concentrações plasmáticas de colesterol total, ela não reduz a extensão da aterosclerose na artéria coronariana. Além disso, embora recentes evidências sugerem que a fonte de ácidos graxos monoinsaturados (gordura animal X óleos vegetais) pode influenciar diferentemente a correlação entre sua ingestão e a mortalidade por doenças coronarianas, estudos em animais sugerem que nenhuma dessas fontes promove 'cardioproteção'.


Artigo:

Curr Atheroscler Rep. 2010 Aug 20

Dietary Monounsaturated Fatty Acids Appear Not to Provide Cardioprotection
Degirolamo C, Rudel LL.

Acessível em:

http://www.springerlink.com/content/43860w03347q2081/


2) Baixo cholesterol HDL está associado com menor volume de matéria cinzenta em adultos cognitivamente saudáveis

Dislipidemia é comum em adultos e contribui para altas taxas de doenças cardiovasculares e podem ser relacionadas com subseqüentes doenças neurodegenerativas e neurovasculares. Esse estudo examinou se menores volume do cérebro e cognição associada à dislipidemia poderia ser observada em adultos cognitivamente saudáveis, e se o genótipo da apoliproteína E (APOE) ou histórico familiar de Doença de Alzheimer (HFDA) altera esse resultado.
...
HDL foi nitidamente relacionado com o volume da matéria cinzenta nos lobos temporais bilaterais, giros temporais médio, giros temporo-occipitais, giro temporal superior esquerdo e região parahipocampal. Esse resultado foi independente da APOE e HFDA. Uma associação significante entre HDL e o Brief Visuospatial Memory Test foi encontrada. Além disso, o volume da matéria cinzenta no giro temporal médio direito, a região mais afetada pelo HDL, foi significantemente associada com o Controlled Oral Word Association Test e o Center for Epidemiological Studies Depression Scale. Isso sugere que adultos com níveis reduzidos de colesterol HDL podem estar sofrendo mudanças cognitivas e reduções na matéria cinzenta em regiões associadas com doenças neurodegenerativas e portanto, podem estar em grande risco de sofrerem declínio cognitivo futuramente.


Artigo:

Front Aging Neurosci. 2010 Jul 15

Low HDL Cholesterol is Associated with Lower Gray Matter Volume in Cognitively Healthy Adults.

Ward MA, Bendlin BB, McLaren DG, Hess TM, Gallagher CL, Kastman EK, Rowley HA, Asthana S, Carlsson CM, Sager MA, Johnson SC.



Monteiro.

Um comentário:

  1. Por outras palavras, não existe ciência comprovando que o monoinsaturado azeite possa ser considerado mais saudável que as gorduras saturadas da carne, ovos e lacticínios - http://www.canibaisereis.com/2010/07/22/alegacoes-oleosas-sobre-o-azeite-gorduras-saturadas-mais-saudaveis/

    ResponderExcluir