Milhões de pessoas escutam seus médicos falarem que o colesterol causa problemas cardíacos, aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais, enfarto do miocárdio, trombose, êmbolos pulmonares, dentre outros problemas do sistema cardiovascular, fazendo com que essas pessoas criem uma aversão a esse. Mas será que uma dieta isenta em colesterol faz bem ao organismo? A verdade é que sem o colesterol nosso corpo não funciona da maneira adequada.
Funções do Colesterol
• Em primeiro lugar, as gorduras saturadas e o colesterol constituem quase a metade da membrana celular de diferentes células do organismo, além de reforçar e enrijecer tecidos como os vasos sanguíneos.
• 20% da mielina é colesterol. Caso se interfira na capacidade do organismo de produzir colesterol, põe-se em risco a própria estrutura do cérebro e do sistema nervoso.
• Níveis baixos de colesterol em uma população ocasionam uma mudança generalizada nos padrões comportamentais, sendo essas pessoas propensas a ter instabilidade emocional.
• Nossas glândulas endócrinas (supra-renais e sexuais) tem a função de produzir hormônios esteróides: testosterona, progesterona, estrona, aldosterona e outros. E tais hormônios só são produzidos a partir do colesterol.
• O colesterol é constituinte da bile, necessária para a digestão e absorção de gorduras e de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D, que é produzida a partir do colesterol da nossa pele, quando exposto à luz do sol.
• Quando estamos com alguma infecção é o colesterol LDL que cuida do ataque bacteriano ou viral e indivíduos com baixo colesterol no sangue ficam propensos a diversas infecções, sofrem mais tempo com elas e têm mais chance de morrer devido essas causas.
Fontes exógenas de Colesterol
1. Caviar é a fonte mais rica, com 588 mg de colesterol para cada 100 gramas.
2. O óleo de fígado de bacalhau está logo atrás, com 570 mg de colesterol para cada 100 gramas.
3. A gema de ovo fresco vêm em terceiro lugar, 424 mg de colesterol para cada 100 gramas.
4. A manteiga natural propicia 218 mg de colesterol para cada 100 gramas.
5.Peixes de água fria, como marisco, salmão, cavala, sardinha e camarão fornecem boas quantidades de colesterol, variando entre 173 a 81 mg por 100 gramas.
6. A banha de porco fornece 94 mg de colesterol para cada 100 gramas.
7.Produtos vegetais,como a linhaça e o amendoim também contêm compostos como o colesterol,os fitoesteróis.
• LEHNINGER,Princípios de Bioquímica.
• http://www.portaldoenvelhecimento.net/saude-doenca/saude-doenca289.htm
• CAMPBELL, Natasha.Colesterol - Amigo ou Inimigo? Wise Traditions. The Weston A. Price Foundation, EUA. (2007) Vol. 8, nº 3, p. 20 – 26.
Natália Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário