quarta-feira, 21 de julho de 2010

Gorduras Trans e os Níveis de LDL e HDL



As gorduras trans foram apresentadas como uma substituição a gordura saturada, porém, hoje já se sabe que a gordura trans traz muito mais malefícios do que a gordura saturada.
Uma de suas consequências é que aumenta o nível de LDL (o chamado colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom). Pois, quando entra no organismo, a gordura trans substitui o LDL. Assim, a molécula de LDL fica livre para circular nos vasos sanguíneos, depositando-se e causando as temidas doenças cardiovasculares.

"Um recente estudo holandês afirmou que a escolha de um suculento bife é mais indicada do que a de um prato de batatas fritas ou de pastéis, pois a gordura saturada pode ser mais saudável para o coração do que a chamada gordura trans. A pesquisa mediu os efeitos da gordura trans - encontrada em alimentos fritos, biscoitos e pastéis - e da gordura saturada - presente na carne, manteiga e derivados do leite -, sobre a função vascular e os níveis de colesterol. Os especialistas da Universidade Wageningen acompanharam 29 adultos saudáveis e não-tabagistas, alimentados com duas dietas diferentes, uma com maior teor de gordura trans e outra com maior teor de gordura saturada. A função vascular de todos os participantes foi medida, observando a rapidez com que os vasos se dilatavam em resposta ao fluxo sangüíneo. Os resultados apontaram que a gordura trans reduziu a função vascular em 29% e diminuiu os níveis de colesterol HDL em cerca de um quinto, comparada à dieta com gordura saturada."

Afirmação retirada do site


Luiza Palhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário