sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ômega 3

O mocinho entre os gordurosos vilões da dieta

O ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado de cadeia longa, com 18 carbonos (AGPI-CL). É considerado essencial, ou seja, não pode ser sintetizado pelo organismo, por ele não ter a capacidade de adicionar duplas ligações a cadeia de pois do carbono 9. Por isso, só pode ser obtido através da dieta.
Esse ácido graxo, assim como o ômega 6, apresenta insaturações separadas apenas por um carbono metilênico. O ômega possui três insaturações, sendo que a primeira está no carbono 3 contando a partir do metil terminal. Pode ser feita ainda uma outra enumeração, contando-se a partir da carboxila, a chamada designação delta.

Estrutura do ácido linolênico (ômega 3)



Síntese e Metabolismo


*O esquema apresenta também a via de biossíntese e metabolismo do ômega 6


A síntese do ômega 3 começa com a conversão do ácido esteárico, um ácido graxo saturado, em ácido oléico, pela ação da enzima Δ 9 dessaturase. A partir daí, o processo de dessaturação só pode ocorrer em vegetais. É adicionada uma insaturação no ácido oléico na posição Δ 12 convertendo-o a ácido linoléico (ômega 6), e depois, acrescentando-se mais uma dupla ligação na posição Δ 15, tem-se o ácido alfa-linolênico (ômega 3).
Ácidos graxos poliinsaturados de cadeia muito longa (AGPI-CML)

O metabolismo do ácido alfa-linolênico origina os ácidos eicosapentaenóico (AEP) e docosaexaenóico (ADH), os chamados ácidos graxos poliinsaturados de cadeia muito longa, com 20 carbonos. Esse processo pode ocorrer no organismo através da ação das enzimas elongase, que adiciona dois carbonos ao início da cadeia, e a dessaturase, que oxida dois carbonos e gera uma ligação dupla cis. Mas, os AGPI-CML também podem ser adquiridos diretamente pela dieta.
Esses ácidos graxos, por sua vez, podem formar os eicosanóides.
Estas substâncias com efeitos parecidos aos dos hormônios, tem poderosas propriedades anti-inflamatórias. São representados pelas prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos. Os eicosanóides das séries 2 e 4, derivados do ômega 6 tem atividade pró-inflamatória; os eicosanóides das séries 3 e 5, originados do ômega 3, apresentam propriedade anti-inflamatória.

Fontes alimentares

O ômega 3 pode ser encontrado principalmente em:

• peixes de água fria;
• sementes de linhaça;
• vegetais de folha verde escuro;
• óleos vegetais;
• castanhas e nozes;
• óleos vegetais como canola e azeite.







Fontes:
Revista de Nutrição
Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000600011&lng=pt&nrm=iso

TIRAPEGUI, Júlio. Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais 2ª ed. - Ed Atheneu. Capítulo 22.

Banco de Saúde
Os benefícios do ômega 3
http://www.bancodesaude.com.br/dieta/os-beneficios-omega-3

Priscila Olin

Nenhum comentário:

Postar um comentário