segunda-feira, 12 de julho de 2010

Colesterol

Mocinho ou Bandido?



Popularmente, o colesterol é o maior vilão quando se trata de doenças vasculares. Esse pensamento é parcialmente errado. O colesterol, que é um representante da classe dos lipídios, pode ser produzido pelo organismo (origem endógena) ou obtido através da alimentação (origem exógena) e, possui várias funções essenciais, como a constituição da membrana plasmática, o revestimento de estruturas intracelulares e o auxílio na fabricação de hormônios, como estrogênio e progesterona. Esse lipídio é também essencial na formação de vitamina D e na manutenção das células nervosas.

O colesterol pode ser sintetizado pelo organismo através do acetil-CoA, com o uso de NADPH da via das pentoses. A síntese ocorre principalmente, no fígado no intestino, no córtex adrenal e nos tecidos reprodutores. O colesterol endógeno constitui aproximadamente 75% da quantidade total. Já o colesterol ingerido é absorvido no organismo.

O transporte desses lipídios complexados com proteínas, por serem apolares, ocorre pela circulação sanguínea, formando as conhecidas lipoproteínas HDL e LDL, “colesterol bom” e “colesterol ruim”, respectivamente. O HDL faz o transporte do excesso de colesterol para o fígado e o LDL leva o colesterol que está no fígado para os tecidos, sendo a maioria constituinte do colesterol que circula no sangue – 70%. O LDL é o responsável pela formação de placas de gordura nas veias e por isso é chamado popularmente de “colesterol ruim”.

Essas placas são o conjunto de deposição de LDL e cálcio; esse último se deposita no local como uma tentativa de isolar a placa das demais células que estão circulando no sangue. Com o tempo, caso a formação dessas placas não sejam controladas, e sem a diminuição dos níveis de colesterol, elas vão se acumulando na parede vascular, obstruindo a passagem do sangue. Essa obstrução ocasiona aumento da pressão arterial, trombos e acidentes vasculares.

Logo, o colesterol não é ruim, mas sim a elevada quantidade de LDL circulando pelo sangue.



Fontes:
http://www.dq.fct.unl.pt/qoa/qpn1/2002/colesterol/pagina.htm

http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/Jornal81/saude_colesterol.aspx

Natália Araújo

Um comentário:

  1. "Logo, o colesterol não é ruim, mas sim a elevada quantidade de LDL circulando pelo sangue." - Não existe associação entre níveis de LDL e progressão da aterosclerose - http://www.canibaisereis.com/2010/08/10/gorduras-e-colesterol-sao-boas-para-a-sua-saude/

    ResponderExcluir