quarta-feira, 21 de julho de 2010

Biossíntese do Colesterol

A síntese endógena de colesterol o ocorre principalmente no fígado. Mas como ocorre a biossíntese de colesterol?




Esse processo metabólico será descrito a seguir:


1. Condensação de duas moléculas de acetil-CoA produzindo acetoacetil que se condensa com outra molécula de acetil-CoA formando 3-hirdoxi-3metilglutaratil-CoA (HMG-CoA)
Enzimas que catalisam as duas reações são citossólicas:
 Tiolase
 Hidoximetilglutaril-CoA

2. A HMG-CoA é reduzida a mevalonato à custa de 2 NADPH; A HMG-CoA redutase que catalisa a reação está ligada ao reticulo endoplasmático liso e é o principal ponto de regulação do metabolismo do coleterol.
 O mevalonato sofre duas fosforilações e uma descarboxilação originando o isopentenil pirofosfato. As fosforilações consomem 3 ATP. A molécula formada é o primeiro isopreno ativado. O isopentenil pirofosfato sofre isomerização formando o segundo isopreno ativado o diimetelalil pirofosfato.

3. Os dois isoprenos ativados sofrem condensação “cabeça com cauda” deslocando o pirofosfato. O geranil pirofosfato é formado através dessa reação e é composto por 10 carbonos.

4. O geranil pirofosfato sofre outra condensação como isopentenil pirofosfato formando agora farnesil pirofosfato que possui 15 carbonos.

5. A condensação de duas moléculas de farnesil pirofosfato libera duas moléculas de pirofosfato e forma o esqualeno, o último composto linear da via.

6. Na etapa final ocorre a ciclização do esqualeno formando primeiramente o lenoesterol que é convertido finalmente em colesterol, por uma série de aproximadamente 20 reações. Essa última etapa ainda não é muito conhecida.





O colesterol sintetizado pode formar os ácidos e sais biliares, que ajudam na digestão dos lipídios ou podem formar os ésteres de colesterol, compostos muito hidrofóbicos, que são armazenados no fígado ou são transportados através das lipoproteínas para outros tecidos. Além disso, o colesterol participa na produção dos hormônios esteroídicos.

Fontes:

o MARZZOCO, Anita; BAYARDO, Baptista Torres. Bioquímica Básica.
o LEHNINGER,Princípios de Bioquímica.

Ada Bento

Um comentário:

  1. Oi pessoal,
    Estou confirmando a apresentaçao do trabalho de voces no dia 28 de julho, 4a feira.

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir