segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ômega 6

Atualmente fala-se muito sobre ômega 6, mas o que isso realmente significa? E porque é considerado tão importante? Essas são algumas perguntas básicas relacionadas a esse ácido graxo (AG), que ainda precisa ser muito estudado para se saber a quantidade exata de seu consumo diário.
Ômega 6 é um ácido graxo poliinsaturado, sendo que a primeira ligação dupla encontra-se no carbono 6, de acordo com a designação n, a qual a contagem é feita a partir do grupo metil terminal.


Fonte:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1415-52732006000600011&script=sci_arttext

Há também outro tipo de designação, no qual a enumeração é a partir do grupo carboxila, chamada de designação ∆ (delta).

Alguns pontos importantes sobre o ômega 6:

• É um ácido graxo essencial, ou seja, precisa ser consumido na dieta.
• É encontrado no ácido linoléico (18:2n-6).

O metabolismo do Ácido Linoléico é descrito a seguir:


Fonte: TIRAPEGUI, Julio. Nutrição Fundamentos e Aspectos atuais.

Os animais não têm a capacidade de inserir duplas ligações, ou seja, de formar ácido linoléico a partir do ácido oléico, esse processo ocorre somente nas plantas. Durante o metabolismo do ômega 6 ocorre a participação da enzima ELONGASE, que adiciona 2 carbonos à cadeia e das enzimas ∆5 e ∆6 que introduzem duplas ligações (dessaturação). O ácido araquidônico pode originar prostaglandinas (PGs) e tramboxanos (TXs) da série 2 e leucotrienos (LTs) da série 4, esses apresentam propriedades pró-inflamaórias, por isso deve-se observar a razão adequada de ômega 6/ômega 3, pois o ácido eicosapentaenóico proveniente do ômega 3 compete pela formação dos eicosanóides - PGs e TXs da série 3 e LTs da série 5 - sendo que esses possuem reduzido potencial pró-inflamatório. Além dessa característica, o ômega 6 também atua sobre os níveis de colesterol,mas essas são cenas de um próximo capítulo.


Mas, para matar a curiosidade, essas são algumas das fontes de ômega 6:

* Linhaça dourada
* Óleo de milho
* Óleo de soja
* Óleo de girassol



Ada Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário