domingo, 25 de julho de 2010

Esquimós e Ômega 3



Os esquimós são uma das populações que mais ingere gordura no mundo, além de praticamente não incluirem em sua dieta nutrientes como vitamina C, fibras e carboidratos. Era de se esperar que apresentassem várias doenças e altos níveis de mortalidade não é mesmo? Principalmente por males relacionados aos altos níveis de colesterol, como problemas cardiovasculares. Porém, surpreendentemente, não é isso o que ocorre.

Uma pesquisa feita com esquimós da Groelândia, revelou que esse povo, além de possuir teor de colesterol mais baixo que o da maioria dos povos com dietas do tipo ocidental, tem baixíssimas taxas de incidência de doenças nas coronárias, diabetes, hipertensão e obesidade. Esse estudo comprovou ainda que o motivo para os esquimós esbanjarem saúde, é a alta ingestão de ômega 3.

Como a alimentação dessas comunidades é normalmente à base de peixes, os esquimós consomem bastante esse ácido graxo essencial, que é encontrado principalmente em peixes de água gelada (o que não falta por aquelas regiões). Entre os vários efeitos benéficos do ômega 3, destacam-se a propriedade que os óleos dessa família tem de diminuir a viscosidade do sangue, tornando-o mais fluido, ajudando a manter a temperatura corporal, redução do colesterol e triglicerídios e diminuição da agregação plaquetária, impedindo a formação de coágulos, importante causa de infartos do miocárdio e a formação da aterosclerose.

Fonte:
http://www.vitamed.com.br/noticias.asp?idNoticia=36

Priscila Olin

2 comentários:

  1. A razão da baixa doença cardiovascular nos esquimós tradicionais será do ómega-3, ou será antes da dieta cetogénica baseada em alimentos tradicionais e livre de comidas modernas? - http://www.canibaisereis.com/2009/01/11/piramide-chispes-e-couratos/ Temos aqui mais um paradoxo da hipótese lipídica? - http://www.canibaisereis.com/2010/09/18/o-paradoxo-inuita-por-patricia-gadsby-discover-magazine/

    ResponderExcluir